quinta-feira, 23 de maio de 2013

Projetos

O Projeto Nações em Ação está em festa, pois estamos comemorando a aprovação de 4 projetos sociais que disponibilizam diversos benefícios para nossas crianças e adolescentes. 

Um dos projetos muito esperados e festejados por nós foi o da BRINQUEDOTECA que é um local onde há uma coleção de jogos, brinquedos e livros. São disponibilizados materiais educativos, didáticos, pedagógicos e culturais que proporcionem interação entre os usuários, unindo aprendizado com diversão. A Brinquedoteca incentiva a criatividade e valoriza a criança como ser humano dotado de direitos. 

Outro projeto aprovado foi o projeto que disponibiliza comida de qualidade para os nossos usuários e uma  psicopedagoga para trabalhar  as dificuldades escolares individuais. A Psicopedagogia é o campo do saber que se constrói a partir de dois saberes e práticas: a pedagogia e a psicologia e possui influências da área da medicina, neuro linguística, entre outras. 
Recebemos, também, verbas do Conselho Municipal da Assistência Social para contratar uma psicologa, neste projeto solicitamos novos eletrodomésticos como geladeira, microondas, forno elétrico e armários para armazenar alimentos. 


Em breve nossa cozinha será montada e propiciará  melhorias na qualidade do atendimento, na preparação dos alimentos e consequentemente qualidade de vida para nossos usuários. Outra ação aprovada foi o projeto da dança contemporânea e balé. Este projeto foi aprovado pelo Conselho da Criança e do Adolescentes. Esse projeto proporcionará uniformes, camisetas, sapatilhas, figurino e professora de dança.

Atualmente, existem inúmeras escolas públicas que se dedicam ao ensino do balé, no entanto, estas escolas se concentram nas capitais e não abrangem a demanda que emerge da sociedade brasileira. O balé, na verdade, sempre esteve restrito às elites sociais excluindo, desta forma, um grande contingente de crianças e adolescentes talentosos que provem de famílias que não possuem condições de bancar os altos custos das mensalidades nas escolas de danças particulares. Tendo em vista esta situação, elaboramos um projeto visando propiciar aulas de balé clássico e moderno para crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, utilizando-o como um instrumento inclusivo, viabilizador de direitos.
Através da dança pretende-se ocupar o tempo livre dos usuários, distanciando-os das ruas, das drogas, da violência, do trabalho infantil e de tantas outras situações que os põem em risco. O projeto visa potencializar habilidades e transformar a realidade social dos jovens participantes da entidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário