Doenças Infantis


MENINGITE
O que é?
Meningite (MGT) é uma infecção das membranas (meninges) que recobrem o cérebro por elementos patológicos como: vírus, bactérias, fungos ou protozoários. Quando ocorrer comprometimento concomitante do tecido cerebral, pode ser denominado de meningoencefalite.

Como se adquire?
A aquisição da infecção está relacionada ao tipo de germe associado. Geralmente, pode estar associado a um quadro infeccioso respiratório, podendo ser viral ou bacteriano, otites (infecção do ouvido) , amigdalites (infecção na garganta), trauma cranioencefálico (germes colonizadores da cavidade nasal podem adentrar a cavidade craniana e contaminar as meninges). Estados de imunossupressão, como aqueles desencadeados pela infecção pelo HIV, podem tornar o indivíduo mais suscetível a apresentar este tipo de doença, principalmente quando a meningite for desencadeada por fungos ou protozoários.
O que se sente?
O quadro clínico da MGT é caracterizado por: cefaléia intensa, náuseas, vômitos e certo grau de confusão mental. Também há sinais gerais de um quadro infeccioso, incluindo febre alta, mal-estar e até agitação psicomotora. Além disso, podemos observar a tradicional “rigidez de nuca”, um sinal de irritação meníngea. Em crianças, o diagnóstico pode ser mais difícil, principalmente nas menores, pois não há queixa de cefaléia e os sinais de irritação meníngea podem estar ausentes. Nelas, os achados mais freqüentes são: febre, irritabilidade, prostração, vômitos, convulsões e até abaulamento de fontanelas.
Como o médico faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pela anamnese e exame físico completo do paciente. A confirmação diagnóstica das meningites é feita pelo exame do líquor, o qual é coletado através de uma punção lombar (retirada de líquido da espinha). Exames de imagem, sobretudo a tomografia de crânio, não são exames de escolha para o diagnóstico das meningites, mas são indicados quando há alteração focal no exame neurológico, ou se há sinais de hipertensão intracraniana (dor de cabeça, vômitos e confusão mental), ou crises convulsivas, no início do quadro, sem sinais infecciosos gerais.
Como se trata?
O tratamento das meningites agudas é considerado uma emergência, principalmente se a suspeita etiológica for bacteriana. Ele deve ser iniciado o mais rápido possível e com antibióticos administrados via endovenosa, pois o paciente corre o risco de vida e de apresentar seqüelas graves nestes casos. Na suspeita de meningite crônica, como aquela provocada pela tuberculose, o tratamento pode ser administrado via oral, sendo que o mesmo se prolonga por semanas.
Como se previne?
A prevenção é possível nos casos diagnosticados e com certeza da doença. O uso de máscaras e a profilaxia com antibiótico podem prevenir a meningite das pessoas que estiverem em contato próximo a um paciente que esteja com a infecção.
Postado por Doenças Infantis às 15:56 0 comentários
CAXUMBA

Definição
- Inchação da glândula parótida em frente a orelha e que atravessa o canto da mandíbula. (em 70% das crianças ambas as glândulas ficam inchadas).
- Dor na glândula inchada com tato ou pressão.
- A dor aumenta com a mastigação.
- Febre superior a 37,8ºC.
- A criança não recebeu a vacina contra a caxumba (como parte da imunização MMR na idade de 12 a 15 meses).
- O contato com outra criança com caxumba 16 a 18 dias antes.
Se os sintomas que percebeu forem diferentes, procure a ajuda de seu médico.

Causa
A parotidite (caxumba) é uma infecção viral aguda na glândula parótida que produz saliva e está localizada à frente e abaixo de cada ouvido.
Duração prevista
A febre geralmente desaparece em 3 ou 4 dias. A inchação e a dor em 7 dias.
Cuidados domésticos
1. Alívio da dor e da febre
Dê acetaminofeno ou ibuprofeno. As compressas frias aplicadas na região inchada também podem aliviar a dor.
2. Dieta
- Evite alimentos ácidos ou frutas cítricas que aumentem a produção de saliva e a inchação das parótidas.
- Evite alimentos que requeiram muita mastigação.
- Considere um dieta líquida se for muito doloroso mastigar.
3. Risco de contagio
A doença é contagiosa até a inchação desaparecer (geralmente 6 ou 7 dias). Seu filho não deve ir a escola e deve ficar longe das outras crianças que não tenham tido caxumba ou que não tenham recebido a vacina.
4. Exposição à caxumba
A exposição à caxumba é importante se a pessoa não tiver recebido a vacina contra a caxumba nem tiver pego, mas 10% dos adultos que não têm antecedente algum de caxumba realmente são suscetíveis. Os adultos que quando criança viveram na mesma casa com irmãos que tiveram caxumba podem se considerar protegidos. Os que não estão protegidos devem procurar um médico no horário comercial para avaliar se a vacina seria útil.
- Crianças: todas devem receber a vacina.
- Adolescentes e homens adultos: a vacina contra a caxumba é opcional. O risco de contrair uma infecção testicular (orquite) é de 2,5%.
- Mulheres adultas: a vacina contra caxumba é desnecessária. Não ocorrem complicações sérias.
Procure ajuda médica imediatamente se:
- Seu filho ficar com o pescoço rígido ou com muita dor de cabeça.
- Seu filho vomitar repetidamente.
- Seu filho parecer muito doente.
- A inchação durar mais de 7 dias.
- A febre durar mais de 4 dias.
- A pele sobre a glândula parótida estiver avermelhada.
- Seu filho homem for adolescente e o testículo doer.
- Tiver outras perguntas e preocupações.
Postado por Doenças Infantis às 15:40 0 comentários
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
RESFRIADO X GRIPE
Gripe não é resfriado. A gripe é uma doença com início súbito e mais grave que o resfriado comum. O período de incubação – tempo entre o contágio e o início dos sintomas da doença – é de 1-2 dias.

RESFRIADO
O que é?
É uma infecção simples do trato respiratório superior - acomete o nariz e a garganta, durando de poucos dias a poucas semanas (usualmente, menos de duas semanas). Neste tipo de infecção ocorre uma grande destruição do revestimento interno das vias respiratórias pelo vírus. As defesas do organismo do indivíduo afetado reagem, causando mais inflamação. Isso pode fazer com que bactérias que estejam nas vias respiratórias se aproveitem da situação, produzindo muco (catarro) purulento que pode ser expelido pelo nariz ou pela boca. Isto explica porque, em alguns casos, um simples resfriado por vírus pode levar uma pessoa a desenvolver uma pneumonia por bactérias.
O resfriado termina quando o revestimento interno lesado se regenera e, então, a infecção está resolvida.

O que se sente?
»Nariz com secreção (coriza) intensa – como água nos primeiros dias. Mais adiante, pode tornar-se espessa e amarelada;
»Obstrução do nariz dificultando a respiração, espirros, tosse e garganta inflamada (dolorosa);
»Diminuição do olfato e da gustação;
»Voz “anasalada” (voz da pessoa que está com o nariz entupido);
»Rouquidão;
»Adultos podem ter febre baixa, enquanto as crianças podem ter febre alta;
»Dores pelo corpo;
»Dor de cabeça;
»Febre (pode ocorrer em crinaças). Incomum em adultos.

GRIPE
O que é?
É uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza. Ela pode afetar milhões de pessoas a cada ano. É altamente contagiosa e ocorre mais no final do outono, inverno e início da primavera. Também é responsável por várias ausências ao trabalho e à escola, além de poder levar à pneumonia, hospitalização e morte.
Os sintomas da gripe são freqüentemente mais graves do que os do resfriado.

O que se sente?
»febre;
»calafrios;
»suor excessivo;
»tosse seca - pode durar mais de duas semanas;
»dores musculares e articulares (dores no corpo) - podem durar de 3 a 5 dias;
»fadiga - pode levar mais de duas semanas para desaparecer;
»mal-estar;
»dor de cabeça;
»nariz obstruído;
»irritação na garganta.
Site pesquisado: http://www.abcdasaude.com.br
Postado por Doenças Infantis às 16:29 0 comentários
SISTEMA IMUNOLÓGICO
O sistema imunitário (também conhecido como sistema imunológico) compreende todos os mecanismos pelos quais um organismo multicelular se defende de invasores internos, como bactérias, vírus ou parasitas.
O sistema imunológico funciona 24 horas por dia e age de modos diferentes, porém trabalha quase sem ser notado. Só notamos nosso sistema imunológico quando ele falha por alguma razão ou, quando ele faz alguma coisa que produz um efeito colateral que podemos ver ou sentir. Aqui estão vários exemplos:

*
quando você se corta, vários tipos de bactérias e vírus entram no seu corpo através da abertura na pele. Quando entra uma farpa na sua pele você fica com a lasca de madeira, que é um corpo estranho, dentro do seu corpo. Seu sistema imunológico responde e elimina os invasores enquanto a pele cicatriza e sela o corte. Em casos raros o sistema imunológico falha e o corte infecciona. Ele inflama e fica cheio de pus. A inflamação e o pus são efeitos colaterais do sistema imunológico fazendo o seu trabalho.
*
quando um mosquito pica você, o local fica inchado, vermelho e coçando. Esse também é um sinal visível do seu sistema imunológico trabalhando.

Site pesquisado: http://ciencia.hsw.uol.com.br/sistema-imunologico1.htm
Postado por Doenças Infantis às 16:15 0 comentários
VACINAS

O que são

As vacinas são substâncias tóxicas, que ao serem introduzidas no organismo de um animal, suscitam uma reação do sistema imunológico semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção por um determinado agente patogênico, por forma a tornar o organismo imune a esse agente (e às doenças por ele provocadas).

BCG (Bacilo Calmette Guérin)

Idade: até completar o 1º mês de vida: reforço em idade escolar (a partir dos 7 anos) Previne contra: formas graves de Tuberculose (Meningite Tuberculosa, Tuberculose Miliar ou Sistêmica) Via de aplicação: injeção intra-dérmica aplicada obrigatoriamente no bracinho direito Reações: é possível que apareça uma feridinha no local da aplicação algumas semanas depois Dicas: caso apareça a feridinha, não faça nada, apenas aguarde. Não catuque nem use nenhum produto, somente a água durante o banho. Em geral, a feridinha cicatriza por si só e fica uma marquinha discreta Eficácia: 95 %

Sabin ou Anti-polio (Poliomielite)

Previne contra: Paralisia Infantil Idade: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses; 1º reforço entre 15 e 18 meses e 2º reforço entre 4 e 6 anos. Via de aplicação: 2 gotas via oral Reações: praticamente inexistentes Dicas: deve-se prevenir a regurgitação (golfadas) até 30 minutos após a aplicação da vacina, portanto procure aguardar 30 minutos para dar de mamar ou outro alimento à criança Eficácia: 95 %

Tríplice (Bacteriana) - DPT

Previne contra: Difteria, Tétano e Coqueluche (Pertussis) Idade: 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses, 3ª dose aos 6 meses; 1º reforço entre 15 e 18 meses e 2º reforço entre 4 e 6 anos. Via de aplicação: injeção intra-muscular no bumbum ou na coxa Reações: é comum ocorrer febre, alguma dor e um ligeiro "hematoma" ou mesmo caroço no local da aplicação, durante as primeiras 48 horas após a vacinação Dicas: administrar antitérmico/analgésico caso a febre exceda 38o.C e usar compressa fria no local da aplicação. Se a reação no local da aplicação for muito forte, além da compressa fria pode usar Reparil Gel, mas atenção: não massageie, apenas aplique um pouco e espalhe muito levemente no local Eficácia: mais de 70 %

Haemophilus Influenzae B (Anti-HIB)
Previne contra: Meningite bacteriana, Otite, Sinusite, Pneumonia e outras infecções causadas por esta bactéria Idade: 1ª dose aos 3 meses, 2ª dose aos 5 meses, 3ª dose aos 7 meses; reforço aos 15 meses. Via de aplicação: injeção intra-muscular que pode ser aplicada no músculo da coxa Reações: febre baixa, porém é pouco comum Dicas: administrar anti-térmico caso a febre exceda 38o.C Eficácia: 90 %
Sarampo
Previne contra: Sarampo (uma virose grave!) Idade: aos 9 meses. Via de aplicação: injeção sub-cutânea aplicada no bumbum ou no braço esquerdo Reações: é comum ocorrer febrícula (febre baixa) e exantema, que é uma vermelhidão na pele, em torno de 10 dias após a aplicação Dicas: apenas observe as reações, que são benignas e muito passageiras, e peça orientação ao seu pediatra se achar necessário Eficácia: 95 %

MMR (Tríplice Viral)

Previne contra: Caxumba, Rubéola e Sarampo Idade: 15 meses. Via de aplicação: injeção intra-muscular ou sub-cutânea aplicada geralmente no bumbum Reações: pode ocorrer febre baixa Dicas: administrar antitérmico caso a febre exceda 38o.C Eficácia: 90 %

Hepatite B

Previne contra: Hepatite do tipo B Idade: 1ª dose até o primeiro mês de vida, 2ª dose 1 mês após a 1ª dose, 3ª dose 5 meses após a 2ª dose. Via de aplicação: injeção intra-muscular aplicada geralmente no bumbum Reações: podem ocorrer febre e dor no local da aplicação, mas isto é raro Dicas: administrar antitérmico caso a febre exceda 38o.C e compressa fria no local, se estiver dolorido Eficácia: 95 %

Hepatite A

Só pode ser aplicada em bebês com mais de 1 ano de idade Não disponível na rede pública. Deve ser aplicadas somente em clínicas especializadas Idade: 1ª dose após completar 1 ano de vida, 2ª dose 1 mês após a 1ª dose, 3ª dose 5 meses após a 2ª dose. Previne contra: Hepatite do tipo A Via de aplicação: injeção intra-muscular aplicada geralmente no bumbum Reações: pode ocorrer febrícula (febre baixa), mas é raro Dicas: administrar antitérmico caso a febre exceda 38o.C Eficácia: é alta (vale a pena aplicar)

Varicela

Só pode ser aplicada em bebês com mais de 1 ano de idade Não disponível na rede pública. Deve ser aplicadas somente em clínicas especializadas Previne contra: Catapora Idade: após completar 1 ano de vida. Via de aplicação: injeção intra-muscular aplicada geralmente no bumbum Reações: é comum ocorrer febrícula (febre baixa) e alguma dor no local da aplicação Dicas: administrar antitérmico caso a febre exceda 38o.C e compressa fria no local Eficácia: 70%

Dupla Infantil (DT)
Previne contra: Difteria e Tétano Indicação especial: para crianças que tenham alergia ao componente "Pertussis" da DPT Via de aplicação: injeção intra-muscular aplicada geralmente no bumbum Reações: é comum ocorrer febre dor no local da aplicação Dicas: administrar antitérmico/analgésico caso a febre exceda 38o.C e usar compressa fria no local da aplicação. Se a reação no local da aplicação for muito forte, além da compressa fria pode usar Reparil Gel, mas atenção: não massageie, apenas aplique um pouco e espalhe muito levemente no local Eficácia: 70 a 80 %
Enconrado em: http://doencas3302.blogspot.com/