sexta-feira, 14 de maio de 2010

O que é o Projeto Nações em Ação?


O Projeto Nações em Ação é uma instituição privada, beneficente, de cunho sócioassistencial, fundada no dia 28 de fevereiro de 2008, por membros da Igreja Evangelho para as Nações. O Projeto inclui-se na Proteção Social Básica, desenvolvendo assim, Apoio Sócioeducativo em Meio Aberto (ASEMA) e trabalhos de orientação a famílias. Atende-se, desta forma, crianças e adolescentes, de 06 a 16 anos, em vulnerabilidade social e seus familiares. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, no turno inverso escolar, das 8 horas às 17 horas e 30 minutos.

Cumprimento dos deveres civis: É dever da sociedade civil assegurar a efetivação dos direitos sociais inerentes às crianças e aos adolescentes, sabendo disso, nossa entidade revela a preocupação e o compromisso em proteger integralmente estes segmentos para eximí-los de riscos sociais. Através da inclusão no Projeto - que possui diversas oficinas e atendimento social, psicológico, pedagógico e, ocasionalmente, de saúde - os usuários têm efetivado o direito referente à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
No projeto são desenvolvidas, semanalmente, atividades de reforço escolar para um melhor desempenho e interesse na escola, oficinas de artesanato, informática, música, bateria, canto e futebol, com o intuito de desenvolver e ampliar habilidades. Para a garantia do desenvolvimento físico e mental as crianças e adolescentes, que participam do projeto, recebem café da manhã, lanche matinal, almoço, café da tarde e ceia.



Mantenedora: A entidade é mantida pela Igreja Evangelho para as Nações e recebe doações de colaboradores.

Equipe profissional: O projeto conta com uma assistente social, uma psicóloga e uma psicopedagoga que trabalham 12 horas semanais, cada uma. Há um monitor, uma cozinheira e auxiliar de cozinha que desempenham suas funções diáriamente, no periodo de 40 horas. Possui, ainda, 10 voluntários que desenvolvem oficinas e atividades de socialização culturais, religiosas e de recreação.

Objetivo da entidade: A entidade busca: garantir os direitos sociais das crianças, adolescentes e seus responsáveis; fortalecer os vínculos familiares e comunitários; defender os direitos humanos; ampliar e consolidar a cidadania; equidade e justiça social; efetivar os direitos e reduzir as desigualdades através da concretização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Constituição Federal/88. Procura atender as necessidades dos usuários e garantir a igualdade de direitos; resgatar a dignidade humana e a auto-estima; proporcionar acesso aos mínimos sociais básicos; incluir e reinserir os usuários socialmente e encaminhá-los, sempre que necessário, para rede de atendimento Municipal.


Ações desenvolvidas: Receber e acolher as crianças, os adolescentes e seus familiares, principalmente, aquelas que encontram-se em vulnerabilidade social; Acompanhar os sujeitos em serviços socioeducativos e de convivência ou para ações socioassistenciais; Apoiar as famílias e indivíduos em suas demandas sociais, promovendo os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos sociais, evitando a violação dos mesmos; Apoiar e orientar os sujeitos para que haja a garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária; Potencializar recursos da família, da criança e do adolescente para o enfrentamento das situações de violência; Contribuir para a reconstrução e fortalecimento das relações e papéis familiares; Encaminhar os sujeitos para benefícios de transferência de renda como o Beneficio de Prestação Continuada (BPC) ou o Programa Bolsa Família (PBF); Construir e implementar projetos para o enfrentamento da pobreza e das demais vulnerabilidades sociais.

Em casos de violência: há a proteção da vítima e responsabilização dos agressores; Restabelecimento da função protetiva da família; Prevenção do agravamento das situações vivenciadas no âmbito sóciofamiliar; Encaminhamento para a rede de atendimento de proteção social existente no Município, principalmente, na região onde moram. (OBS: Rede de atendimento consiste num conjunto de instituições que possuem políticas de atendimento que atuam no campo de defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes).


Metas:
- a auto-organização familiar;
- a melhoria do relacionamento intrafamiliar;
- a relação com o contexto social;
- a participação social;
- à conquista de maior grau de autonomia;
- à superação das situações adversas vivenciadas pelas crianças e seus familiares;
- à reconstrução de suas relações, pautadas em interações positivas e favorecedoras do desenvolvimento de seus membros;
- o fortalecimento dos laços familiares;
- à garantia dos direitos sociais;
- condições dignas de sobrevivência;
- protagonismo social.


Texto desenvolvido pela Assistente Social Patrícia Dutra - CRESS 7352


Todos os direitos autorais reservados©

Nenhum comentário:

Postar um comentário